ARTIGO INÉDITO COMPARA AVALIAÇÕES DE CRITICIDADE DOS PACIENTES EM UTIS ADULTAS
Um estudo inédito realizado por uma supervisora de Enfermagem e uma analista de qualidade sênior comparou metodologias diferentes de avaliação da criticidade do paciente em Unidades Intensivas de Tratamento (UTIs) adultas no Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.
Os dados analisados foram extraídos dos índices Nursing Activities Score (NAS) e Therapeutic Intervention Scoring System-28 (TISS-28) entre março e maio de 2020, depois entre março e maio de 2021. Apesar de possuírem a mesma finalidade, têm metodologias de classificação em quatro níveis diferentes de criticidade.
Após comparar as informações, as autoras Jacqueline Siqueira Mendes Ambrozi e Francisca Jaqueline Mota de Lima concluíram que a metodologia NAS, devido à sua parametrização, alocou os pacientes em um nível mais elevado de criticidade, possibilitando maior planejamento sobre o dimensionamento da quantidade de profissionais necessários para manter a qualidade assistencial aos pacientes.
Na prática, os resultados gerados foram o redimensionamento de pessoal com adequação de recursos humanos e incorporação de novos profissionais, a garantia de atendimento de qualidade ao paciente e cuidado seguro e maior motivação do time com resultados mais criteriosos por meio da gestão qualificada e segura dos pacientes e profissionais.
Neste estudo, a porcentagem do tempo de cuidados intensivos demandados por pacientes críticos obtida com o NAS – de 100% em dois dos três meses analisados em 2021 – está bem acima de outras médias obtidas por outros pesquisadores”, explica Francisca Jaqueline Mota de Lima, analista da qualidade sênior do Hospital Edmundo Vasconcelos e autora do artigo.
“Contudo, evidencia-se a necessidade de novos estudos, com amostras maiores e que possibilitem uma avaliação mais aprofundada. Constata-se também a importância do preenchimento correto dos prontuários dos pacientes e a análise dos dados obtidos com o uso de ferramentas dessa natureza, para que, assim, os resultados obtidos sejam o mais fidedigno possível”, conclui.
Revista Science
Este e outros estudos estão disponíveis na sétima edição da Revista Science, que conta com novo conselho editorial, incluindo especialistas renomados, nacionais e estrangeiros.
Publicada trimestralmente, a Science completa o acervo de produtos do IQG, com artigos e estudos sobre gestão e inovação no ambiente hospitalar. Todos os conteúdos podem ser conferidos gratuitamente no link https://www.iqgon.com.br/revista-science
Sobre o Instituto Qualisa de Gestão (IQG)
Com atuação marcada pelo pioneirismo, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) está há 25 anos no mercado de acreditação e de gestão da qualidade na área da saúde. Participou da construção e foi a primeira instituição acreditadora na implantação do método da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2022, vem atuando em busca de novos mercados, com o objetivo de levar as suas certificações ONA e por distinção para todo o território nacional e para outros países, consolidando a imagem de referência em qualidade e inovação.
O IQG ainda possui o IQGON, uma plataforma que reúne um grande acervo de conteúdo em gestão para ensino a distância, que combina técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem. Seus programas de formação de avaliadores, auditores internos e gestores clínicos já formaram mais de 85 mil profissionais de todo o Brasil.