A HISTÓRIA DA GESTÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS

por Mara Machado*

Neste momento da história, os sistemas de saúde em todo o mundo estão diante de um abismo, e deveriam estar se concentrando na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à sua população. É preciso mudar para não colapsar. No entanto, uma série de eventos desconexos, no passado, resultaram em pouco desenvolvimento e muitos incidentes.

Na obra “Gestão da Qualidade na Saúde: uma revolução de e para todos”, tivemos o cuidado de revisar e analisar os principais marcos históricos da qualidade dos cuidados de saúde no sistema brasileiro nos últimos 30 anos. Essa história é uma coleção fragmentada de eventos não relacionados, em vez de um esforço organizado e simplificado, e ajudam a explicar o atual estágio em que nos encontramos.

As ideias, as mensagens e os comportamentos contidos no livro foram coletados por meio de entrevistas com especialistas da saúde e de outras áreas, um grupo heterogêneo de pessoas que vivem a gestão da qualidade na saúde de alguma forma, e que estão ajudando o sistema a navegar pelos atuais eventos de maneira ordenada.

O leitor sentirá familiaridade com alguns posicionamentos, pois grande parte da história está tão incorporada na prática diária e nas atividades de gestão que é tida como certa.

Os entrevistados – todos com vasta experiência profissional em torno de questões da qualidade nos cuidados de saúde em âmbito nacional, regional e local – desafiam tais abordagens, pois acreditam na complexidade do cenário de saúde brasileira.

Dentro os temas abordamos: os conceitos fundamentais da qualidade, muitas vezes negligenciados e/ou mal compreendidos; sua história e significado no contexto contemporâneo; uma estrutura para questionar o trabalho que vem sendo desenvolvido, usando domínios conceituais interconectados como uma estrutura valiosa para considerar a melhoria da qualidade; fizemos uma reexame crítico das abordagens dominantes à mudança que são frequentemente adotadas no trabalho da “qualidade”, muitas das quais estão enraizadas na gestão científica que não conseguiu cumprir com a transformação; e exploramos como uma perspectiva interdisciplinar pode reformular aspectos do pensamento da qualidade.

Este livro é uma leitura valiosa para todas as pessoas interessadas em melhorar a qualidade na área da saúde. Irá agradar àqueles que são tradicionalmente responsáveis ​​pelas questões da qualidade, bem como aos médicos e executivos da saúde. É um antídoto deliberado para a abordagem mecanicista, anti-intelectual, orientada por ferramentas, que ainda domina grande parte do trabalho de melhoria da qualidade dos cuidados de saúde.

No fechamento da narrativa, os depoimentos foram unânimes: o ponto de virada para a melhoria dos cuidados de saúde depende de pessoas com um conjunto de dons sociais raros e um alinhamento político do que é saúde e qualidade.

 

*Mara Machado é CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que há quase 30 anos capacita pessoas e contribui com as instituições de saúde para reestruturar o sistema de gestão vigente, impulsionar a estratégia de inovação e formar um quadro de coordenação entre todos os atores decisórios.

O IQG vem trabalhando com parceiros internos do setor e externos para favorecer a geração de novas frentes para o sistema e colocar os prestadores de serviços em posição mais ativa.

Atua no desenvolvimento de novas e modernas soluções para atender com agilidade as exigências do mercado atual.

 

06/2024

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