INSTITUTO QUALISA DE GESTÃO PROMOVE DEBATE SOBRE ESG E COMPLIANCE NA ÁREA DA SAÚDE

A aplicação dos conceitos de Compliance e ESG na cultura organizacional das instituições e serviços de saúde será o tema do debate promovido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), em parceria com o escritório Machado Nunes Advogados, durante a Feira Hospitalar 2022, maior evento nacional de Saúde, no próximo dia 18 de maio, das 14h às 16h30, em São Paulo.  

Presidido pela fundadora e CEO do IQG, Mara Machado, o painel “ESG e Compliance: Desafios e Oportunidades para Transformação da Cultura Organizacional” contará com representantes de grandes empresas do setor e especialistas que atuam em compliance e ESG. 

De acordo com o Rafael Younis Marques, Sócio do Escritório Machado Nunes, o tema ESG tem sido muito divulgado nos últimos anos, “mas muitas organizações ainda não sabem como lidar nem como desenvolver estruturas e ações que possam trazer resultados efetivos e mensuráveis na área. Acreditamos que, assim como aconteceu com o Compliance na década passada, o ponto de partida deva ser a mudança ou adaptação da cultura organizacional, para que os stakeholders se engajem verdadeiramente nas ações visando o ESG”. 

A diversidade no time de convidados tem como propósito debater, entre diferentes perspectivas e experiências, os principais desafios que as empresas no Brasil enfrentam ao redor do tema. 

Compliance e ESG 

Técnicas que vêm ganhando espaço entre empresas de porte nacional e internacional, a sigla em inglês ESG consiste no conjunto de políticas ambientais (Environmental), sociais (Social) e de governança corporativa (Governance) utilizadas no aspecto corporativo, para a melhoria dos processos internos e resultados externos na transformação da sociedade ao redor.  

No meio institucional, compliance é o conjunto de disciplinas a fim de se fazer cumprir normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, além de evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.  

Presencial 

Entre as presenças confirmadas no painel realizado pelo IQG e Machado Nunes, além de Mara Machado e Rafael Younis Marques, estão a mestre e professora Claudia Pitta, sócia da Evolure Consultoria e da Advantika Responsible Results; a Dra. Janaina Pavan, diretora Jurídica de Compliance e de Sustentabilidade do Grupo Elfa; Gabriel Brasil, analista de riscos políticos e ESG na Consultoria Britânica Control Risks; Daniela de Andrade Bernardo, sócia da área Trabalhista e Relações Humanas do escritório Machado Nunes; e Fabio Cunha, diretor Jurídico, de Compliance, Relações Governamentais e ESG da DASA. 

O seminário acontece na quarta-feira, dia 18 de maio, na Feira Hospitalar 2022, a partir das 14h. Marcado pelo retorno das programações presenciais, o evento será realizado no São Paulo Expo, entre os dias 17 e 20 de maio, com temas voltados ao público da Saúde.  

As inscrições são gratuitas e acontecem pela internet, com número de vagas limitado. 

Conheça os participantes do evento: 

Mara Machado – CEO IQG 

Enfermeira, com especialização em Saúde Pública, MBA Pleno em Administração de Empresas. 
É membro da Academia Brasileira de Qualidade – ABQ. 

 Rafael Younis Marques, Sócio de Corporate e Inovação do Machado Nunes Advogados 

Rafael atua com fusões e aquisições, contratos relacionados a negócios internacionais, reestruturação de endividamento, bem como em atividades de compliance, tais como revisão e implementação de procedimentos de aderência às normas brasileiras e internacionais anticorrupção – FCPA e UKBA. Possui experiência em transações empresariais cross-border, incluindo fusões e aquisições e joint ventures, que foi obtida por seu deslocamento e envolvimento em projetos em vários países como Espanha, USA, UK, Colômbia, Argentina, Malásia e Índia. Além de formação jurídica, possui pós-graduação em administração de empresas pela FGV/SP e MBA exhange pela ESADE Business School de Barcelona, Espanha.  

 Fabio Cunha, Diretor Jurídico, Compliance, Relações Governamentais e ESG da Dasa 

Com MBA em Economia na FGV e na Escola Paulista de Direito, atua também como Professor de Graduação. É membro permanente do Fórum de Profissionais de Compliance e membro do Conselho de Diretores Jurídicos da Amcham Brasil. 

 Dra. Cláudia Pitta – Sócia da Evolure Consultoria e da Advantika Responsible Results  

Além de sócia das consultorias especializadas em Ética Empresarial e ESG, é professora de ética, governança e compliance da Saint Paul, Conselheira Certificada pelo IBGC (CCA IBGC) e membro da Fundação Women Corporate Directors (WCD). Atuou por 15 anos em departamentos jurídicos de grandes companhias, inclusive como Diretora Jurídica, e em renomados escritórios de advocacia. 

 Dra. Janaina Pavan – Diretora Jurídica, de Compliance e Sustentabilidade do Grupo Elfa 

Tem mais de 20 anos de experiência em renomados escritórios de advocacia, empresas e fundos de investimentos. Atuou de 2002 a 2010 no TozziniFreire Advogados, nas áreas cível e de mercado de capitais. Também foi foreign associate no Clifford Chance US LLP, em Nova York, na área de capital markets. Trabalha há mais de 10 anos em conjunto com o Pátria Investimentos, desenvolvendo diversas atividades, tendo sido gerente jurídica da Anhanguera Educacional S.A. de 2010 a 2012. Desde 2018 é Diretora Jurídica, de Compliance e de Sustentabilidade do Grupo Elfa, membro do Comitê de Ética e do Comitê de Riscos da mesma instituição, além de Conselheira de Administração da Natulab. 

 Gabriel Brasil, analista de riscos políticos e ESG na Consultoria Britânica Control Risks  

Gabriel é mestre em Economia Política Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), tem grande experiência em assuntos ESG Brasil, é charterholder do CFA ESG, além de analista de riscos políticos ESG para o Cone Sul na consultoria britânica Control Risks. Também avalia riscos ESG para multinacionais e diversos fundos de investimentos e é um dos cocriadores do ESG Country Monitor, uma das ferramentas de benchmarking global da Control Risks.  

 Dra. Daniela de Andrade Bernardo, sócia do Machado Nunes Advogados  

Atua na área contenciosa e preventiva em Direito do Trabalho e relações humanas, possuindo experiência em negociações coletivas, gestão de riscos e reestruturações, envolvendo a parte legal-trabalhista com foco na modernização das relações de trabalho. É reconhecida por anos consecutivos como uma das advogadas mais admiradas pelo guia Análise Advocacia, e por seu notório conhecimento e atuação no setor de saúde. 

 

Serviço: 

Data: 18/05/2022 

Horário: 14h às 16h30 

Local: São Paulo Expo (km1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda) 

Inscrições limitadas: www.sympla.com.br/liderancas-femininas–desafios-da-saude-na-sustentabilidade-da-sociedade-50__1551017 ou bit.ly/37tdWPV 

 

Sobre o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) 

 Com atuação marcada pelo pioneirismo, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) está há 25 anos no mercado de acreditação e de gestão da qualidade na área da saúde. Participou da construção e foi a primeira instituição acreditadora na implantação do método da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2022, a empresa vem atuando na busca de novos mercados, com o objetivo de levar as suas certificações ONA e por distinção para todo o território nacional e para outros países, consolidando a imagem de referência em qualidade e inovação. O IQG ainda possui o IQGON, uma plataforma que reúne um grande acervo de conteúdo em gestão para ensino a distância, que combina técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem. Seus programas de formação de avaliadores ONA, auditores internos e gestores clínicos já formaram mais de 85 mil profissionais de todo o Brasil.  

 

[ voltar ]
Menu