SEGEAM É A PRIMEIRA PRESTADORA DE SERVIÇOS AO SUS DO PAÍS A OBTER CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE EM ENFERMAGEM

Completando dez anos de atuação no Amazonas, em 2022, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) deu início às comemorações com a obtenção da Certificação por Distinção dos Serviços de Enfermagem, concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), com sede em São Paulo (SP), e que atua há mais de 25 anos nesse tipo de processo, voltado à melhoria da qualidade e segurança no setor. A Segeam é a primeira prestadora de serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil a conquistar esta certificação.

A presidente da Segeam, enfermeira estomaterapeuta Karina Barros, destaca que a certificação reforça o comprometimento e esforço do corpo técnico e da alta gestão da instituição, em garantir uma assistência de qualidade aos usuários das unidades públicas de saúde no Estado, sempre com foco na ética e na atualização profissional permanentes, as quais elevam o padrão de excelência da enfermagem amazonense.

“Acreditamos que esse é apenas o início de um processo contínuo de busca por avanços na assistência pública. Quando almejamos a excelência, os critérios precisam seguir padrões muito específicos, utilizados em unidades de saúde de referência no Brasil e no mundo. A certificação IQG é reflexo de um árduo trabalho de meses para a adequação e adaptação a esses padrões e de criação de fluxos e protocolos próprios mais eficazes. Os resultados ultrapassam o atendimento direto ao público, alcançando toda nossa estrutura física e de pessoal, incluindo também, a área de gestão”, frisou Karina Barros.

A superintendente de Administração e Finanças da Associação, Eliane Calderaro, explica que o processo de certificação teve início em 2020, segundo ano de pandemia no Amazonas, e período em que a enfermagem se mostrou, mais uma vez, essencial no campo assistencial, atuando em maternidades, prontos-socorros de grande porte e SPAs (Serviços de Pronto Atendimento), por exemplo.

“Soubemos aproveitar um momento crítico enfrentado pelo Amazonas e pelo mundo com a pandemia da Covid-19, para melhorar ainda mais nossos serviços, nos adequando, dentro das possibilidades, às demandas existentes e gerando resultados importantes que poderão nortear, no futuro, políticas públicas de melhorias na saúde”, frisou.

De acordo com Calderaro, com a certificação IQG e outras certificações em processo de aquisição pela Segeam (ISO e Qmentum Internacional), a Associação contribui não só para um atendimento de alto padrão aos usuários, como estimula outras instituições a buscarem esse tipo de melhoria, garantindo um diferencial nas práticas executadas no âmbito do SUS.

Segundo a presidente do Instituto Qualisa de Gestão, Mara Machado, a enfermagem representa 70% da força de trabalho na saúde. “É preciso reorientar e reposicionar o trabalho destes profissionais na estratégia do sistema. A certificação de serviços de enfermagem inclui benefícios para o País, como a melhoria da qualidade do atendimento nos serviços públicos. Para os profissionais, a certificação é o reconhecimento de que são tecnicamente qualificados, comprometidos com a qualidade e capazes de fazer frente aos riscos de sua atividade e à demanda do mercado de trabalho”.

Ela destacou, ainda, que os enfermeiros da Segeam entendem as necessidades e expectativas do SUS. “Assim, podem fornecer informações e soluções para atender às necessidades da população e influenciar no futuro da enfermagem”, opinou.

Certificação

O processo final de avaliação para a concessão da certificação da Associação Segeam teve duração de três dias, com início em 9 de março de 2022. Foram considerados diversos critérios técnicos, tais como: modelo da prática assistencial, coordenação relacional entre as partes, gestão integrada, aplicação de boas práticas/protocolos, performance, trabalho em equipe, entre outros. Os resultados das adequações sugeridas ao longo dos últimos meses, a partir de acompanhamentos técnicos, foram apresentados pelos membros da alta gestão à equipe de avaliadores.

A análise partiu da prestação de serviços em 25 unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), nas quais a Segeam presta serviços, além da Sede da instituição, situada no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus. Entre as unidades avaliadas, estiveram: Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste, Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha, Maternidade Ana Braga, Maternidade Dona Nazira Daou, Pronto Socorro da Criança do São José e SPA Joventina Dias.

[ voltar ]
Menu