REVISTA SCIENCE REÚNE GRANDES NOMES DA SAÚDE EM EDIÇÃO ESPECIAL DE DOIS ANOS
Conteúdo inédito conta com 9 artigos com o tema central “Tecnologia e Modelo de Gestão: o cenário de futuro da saúde”
A Revista Science, publicação voltada à divulgação de artigos, estudos e relatos sobre boas práticas em gestão na área da saúde, chega à edição comemorativa de segundo aniversário com um conteúdo exclusivo, elaborado com a participação de autores que são referências em suas áreas de atuação.
Ao todo, são 9 artigos, com o tema central “Tecnologia e Modelo de Gestão: o cenário de futuro da saúde”, assinados por Daniel Porto Soares, vice-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas); Glória Brunetti, médica infectologista e líder do Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil; Gonzalo Vecina, médico sanitarista, professor da FSP-SP e da FGV-SP; Karina Maria Sabino Cavalcanti de Barros, presidente da Associação Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (SEGEAM); Leandro Vaz Figueira, anestesista e anestesiologista; Maria Lucia Capelo Vides, superintendente do Hospital Edmundo Vasconcelos; Roberto Gordilho, fundador e CEO da GesSaúde; Sergio Ricardo Santos, médico pneumologista e sócio na Sami Health Data; Hélder Uzêda Castro, administrador e doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano; Manoel Joaquim Fernandes, professor de Administração de Sistemas de Informação na Universidade Salvador; e Leandro Firme, CEO da Unimed Porto Alegre.
A Revista Science é publicada trimestralmente com o apoio do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e, ao longo dos últimos dois anos, acumula um conteúdo que passa pelo crivo de uma Comissão Editorial composta pelo diretor executivo do Grupo CURA, Carlos Eduardo Figueiredo; o médico conselheiro da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Luiz Eduardo Bettarello; o professor e pesquisador holandês, especialista do Grupo Técnico de Saúde Digital da Organização Mundial da Saúde (OMS), Nick Guldemond; e o médico, economista e sociólogo Peter Lachman, ex-CEO da ISQua (sigla em inglês para Sociedade Internacional de Qualidade no Sistema de Saúde) e atual head de Aprimoramento de Qualidade na Royal College of Physicians, na Irlanda; e a gerente de Operações da seguradora Care Plus, Amanda Bittencourt.
“O grupo de autores e conteúdos que reunimos nesses dois anos foi de extrema importância para a produção científica e o debate sobre gestão e qualidade na saúde. Poder juntar todo esse material em um só lugar e oferecê-lo gratuitamente ao público se transformou em um dos grandes projetos que temos desenvolvido em benefício da saúde brasileira”, afirma a CEO e fundadora do IQG, Mara Machado.
O editor científico da Revista Science, Fabrício Cirino, também celebra os dois anos da publicação. “É muito gratificante ver os resultados nesses dois anos. A revista se consolidou no mercado da saúde como um canal que incentiva as organizações a criar uma cultura positiva da qualidade, por meio de exemplos e artigos que refletem o dia a dia das instituições”, afirma. “Queremos ir ainda mais longe com nosso propósito de fortalecer esse ambiente acessível à produção cientifica, com autonomia, transformações na gestão e novas oportunidades de inovação”, completa Cirino.
Como publicar
A publicação de conteúdos na Revista Science é gratuita. Os autores interessados em divulgar seus trabalhos devem submeter o conteúdo ao crivo do Comitê Científico e à Comissão de Avaliação. Uma vez aprovado, o texto é traduzido para o inglês, para que possa ser consumido por profissionais de outros países.
São 5 modalidades de conteúdos que os autores podem contribuir com o periódico:
- Artigo Original: com resultados de pesquisas originais, metodologia detalhada e clara, discussão minuciosa e interface com a literatura científica nacional e internacional. Limitado a 15 páginas (resumo, tabelas, figuras e referências).
- Revisão Sistemática com ou sem metanálise ou metassíntese: análise de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, visando à coleta de provas. Limitado a 25 páginas (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).
- Estudo Teórico: análise de teorias ou métodos que apoiem a qualidade e segurança do paciente, que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento em Saúde. Limitado a 15 páginas (incluindo resumos, gráficos, figuras e referências).
- Relatório de Experiência Profissional: estudo de uma situação de interesse quanto à atuação em saúde, nas diferentes áreas do conhecimento, contendo análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos com estratégias de intervenção ou evidências metodológicas adequadas para avaliação de eficácia de um procedimento ou estratégia. Limitado a 15 páginas (incluindo resumo, tabelas, figuras e referências).
- Carta ao Editor Científico: direcionado aos comentários dos leitores sobre os trabalhos publicados, expressando concordância ou discordância sobre o assunto abordado. Limitado a uma página.
O envio pode ser feito pelo e-mail assistencia@iqg.com.br, seguindo as Normas de Submissão que estão no site da Revista.