PESQUISAS
IQG

As pesquisas disponibilizadas pelo IQG, são consistentes com os problemas e as condições de tomada de decisão enfrentadas diariamente por líderes. Ao realizar uma pesquisa o IQG analisa e informa por meio de investigação a realidade das práticas nos serviços de saúde e apoia os líderes a pensar sobre esses fatores de forma sistêmica. Fornece aos profissionais da saúde informações relacionadas a projetos de melhoria da qualidade, e como avançar o conhecimento clínico para melhorar os resultados dos pacientes é o objetivo das nossas pesquisas.
Fornecendo informações quantitativas e qualitativas para a melhoria da prestação de serviços de saúde.

Clima de Segurança

O IQG utiliza o instrumento Safety Attitudes Questionnaire – Short Form, validado e adaptado culturalmente para a realidade brasileira.

Gerenciamento de Ausência

Esta pesquisa tem como foco compreender o problema da ausência e apoiar a implementação de procedimentos com soluções que melhor se adaptem à causa subjacente.

Perda de Produtividade Associada a Condições de Saúde ou Riscos à Saúde no Estilo de Vida

Essa pesquisa auxilia os tomadores de decisão a priorizar os problemas de saúde dos trabalhadores, e desenvolver medidas de prevenção com objetivo de gerenciar as condições de saúde, minimizando as perdas de produtividade decorrentes da ausência no trabalho. O IQG utiliza o modelo Índice de Limitação Percebida para o Trabalho (ILPT), ferramenta validada cientificamente que permite estimar a percepção de presenteísmo.

Ambiente de Trabalho

Essa Pesquisa contribui para o autoconhecimento institucional e os caminhos para a construção de mudanças estruturais na instituição. Para essa pesquisa o IQG utiliza a escala Practice Environment Scale of the Nursing Work Index (PES-NWI), traduzida e validada para a realidade brasileira.

Pesquisa de Burnout

As dimensões do inventário de Burnout (MBI), são associadas às dimensões de Ambiente de Trabalho da prática de enfermagem (PES-NWI) buscando compreender o nível de influência entre elas. Esta associação e reconhecimento, traz a oportunidade de se estabelecer ações para a melhoria da percepção de um ambiente de prática profissional favorável para a equipe.