HOSPITAL DE FRANCA MOSTRA COMO O ENVOLVIMENTO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO IMPACTA DE FORMA POSITIVA NO PROCESSO DE AUDITORIA DA QUALIDADE

O São Joaquim Hospital e Maternidade, recurso próprio da Rede Nacional Unimed em Franca, realizou estudo que detalha a organização de cada etapa de uma auditoria feita dentro de uma instituição privada (formação de auditores internos, planejamento e escopo, realização da auditoria, confecção de relatório e entrega dos resultados).

O resultado foi um entendimento prático de como o processo de auditoria interna da qualidade pode agregar valor à organização, desde que a atividade seja desenvolvida com método, envolvimento das lideranças e apoio da alta administração. “As evidências identificadas tinham o propósito de trabalhar o cuidado centrado no paciente: mais colaboradores foram envolvidos na cultura de qualidade e segurança institucionais, a alta direção veio em virtude da definição de demandas estratégicas e um projeto de melhoria mais robusto e desafiador foi implementado”, afirma o gerente da Qualidade na Unimed Franca, Luciano Cicero da Silva.

Importante ferramenta utilizada pela alta direção para estabelecer, implementar e manter uma política de qualidade, a auditoria interna inclua um compromisso com a melhoria contínua do sistema de gestão. “Quando se define método para atividades críticas, o resultado é mais assertivo, alcança mais engajamento dos envolvidos e direciona a instituição para a busca de resultados mais efetivos. A auditoria interna é uma das ferramentas mais poderosas e estratégicas na busca de melhoria contínua, e os grupos de qualidade precisam utilizar essa metodologia como ferramenta que possa agregar valor”, conclui o autor do estudo.

O relato feito pela equipe do São Joaquim Hospital e Maternidade de Franca, da Rede Nacional Unimed, foi publicado com exclusividade na última edição da Revista Science, uma iniciativa do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Publicada trimestralmente, a Science completa o acervo de produtos do IQG, com artigos e estudos sobre gestão e inovação no ambiente hospitalar. Todos os conteúdos podem ser conferidos gratuitamente no link https://www.iqgon.com.br/revista-science

Sobre o Instituto Qualisa de Gestão (IQG)

Com atuação marcada pelo pioneirismo, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) está há 25 anos no mercado de acreditação e de gestão da qualidade na área da saúde. Participou da construção e foi a primeira instituição acreditadora na implantação do método da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2022, vem atuando em busca de novos mercados, com o objetivo de levar as suas certificações ONA e por distinção para todo o território nacional e para outros países, consolidando a imagem de referência em qualidade e inovação.

O IQG ainda possui o IQGON, uma plataforma que reúne um grande acervo de conteúdo em gestão para ensino a distância, que combina técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem. Seus programas de formação de avaliadores, auditores internos e gestores clínicos já formaram mais de 85 mil profissionais de todo o Brasil.