HOSPITAL NO INTERIOR PAULISTA REDUZ CONSUMO DE ENERGIA EM 20% SEM AFETAR A QUALIDADE DOS SERVIÇOS

Medida tem o objetivo de diminuir os impactos no meio ambiente. 

Setor de saúde é um dos que mais consome água e energia

 

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB) – localizado no município homônimo do interior paulista – conseguiu reduzir em 20% o consumo de energia em 2022, na comparação com as medições feitas em 2017. A iniciativa integra um programa de eficiência que teve início em 2018 com a instalação de painéis fotovoltaicos para geração própria de energia elétrica, além da substituição de sistemas de iluminação e de motores elétricos. A ação continua em andamento, com o objetivo de ampliar esse índice de redução, além de construir um legado para todos os profissionais envolvidos e para os usuários do hospital.

“O projeto buscou envolver os parceiros e colaboradores do hospital com o objetivo de criar uma cultura de sustentabilidade, em que todos pudessem apoiar e incentivar as práticas de redução de consumo”, explica o engenheiro Wilson Antonio Nery Junior, responsável pela implantação.

Em um outro programa, a instituição de saúde também conseguiu reduzir o consumo de água em 25%. Para Neri Junior, é preciso liderar pelo exemplo. “Quando implantamos um projeto como esse, mostramos que ser sustentável não é algo distante e que é possível ser feito por todos nós, como comprar uma geladeira ou carro mais econômicos, por exemplo”, destaca.

Uma unidade hospitalar tem funcionamento 24 horas por dia, sem nenhuma interrupção ao longo do ano. Por isso, tem um alto consumo de água e energia, exigindo de todos a aplicação urgente de iniciativas sustentáveis para atender aos padrões de ESG. Como em todos os segmentos, os serviços de saúde também devem ter a responsabilidade de usar os recursos de forma eficiente, sem desperdícios e sem abrir mão da qualidade da assistência oferecida.

Além disso, o sétimo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) trata, entre várias questões, justamente da redução do consumo de energia, visando dobrar até 2030 a taxa global de melhoria da eficiência energética.

“Os hospitais pertencem a um nicho em que tudo é mais caro, pela exigência dos padrões e requisitos envolvidos. Portanto, ao seguir os critérios de sustentabilidade, além do uso responsável dos recursos naturais, há um retorno financeiro que pode ser revertido em investimento em novas tecnologias e insumos”, comenta Nery Junior.

A iniciativa do Hospital Américo Brasiliense foi relatada no artigo “Projeto de eficiência energética em um hospital estadual”, de autoria do engenheiro Wilson Antonio Nery Junior, e publicado na nova edição da revista Science, do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O texto detalha os benefícios mensuráveis e diretos da implementação do projeto.

Revista Science

Publicada trimestralmente, a revista Science completa o acervo de produtos do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), com artigos e estudos sobre gestão e inovação nas organizações de saúde. Todos os conteúdos podem ser acessados e baixados gratuitamente.

Sobre o Instituto Qualisa de Gestão (IQG)

Com atuação marcada pelo pioneirismo, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) está há 25 anos no mercado de acreditação e de gestão da qualidade na área da saúde. Participou da construção e foi a primeira instituição acreditadora na implantação do método da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Desde 2022, vem atuando em busca de novos mercados, com o objetivo de levar as suas certificações ONA e por distinção para todo o território nacional e para outros países, consolidando a imagem de referência em qualidade e inovação. O IQG possui, ainda, o IQGON, uma plataforma que reúne um grande acervo de conteúdo em gestão para ensino a distância, que combina técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem. Seus programas de formação de avaliadores, auditores internos e gestores clínicos já formaram mais de 85 mil profissionais de todo o Brasil.

[ voltar ]