HOSPITAL PÚBLICO DE SALVADOR ENCONTRA NA COMUNIDADE A RESPOSTA PARA MELHORAR O ATENDIMENTO

Com a coparticipação das lideranças comunitárias no processo de gestão, a unidade de saúde aumentou e qualificou a assistência aos pacientes com maior gravidade

A participação de lideranças comunitárias em reuniões da equipe gestora de um hospital público parece algo inimaginável para muitas pessoas, mas para a população do Subúrbio Ferroviário de Salvador/BA isso é uma realidade – e com ótimos resultados. O Hospital do Subúrbio (HS), localizado no bairro de Periperi, implantou um programa de aproximação com a sociedade civil para escutar e entender as demandas do seu entorno, com o objetivo de qualificar a assistência dada aos pacientes.

As reuniões ocorrem trimestralmente desde o início de suas operações, em 2010. Um dos principais resultados foi o entendimento, por parte da população, sobre qual é o perfil de atendimento do Hospital: a assistência aos pacientes com maior gravidade, complexidade ou risco.

“A aproximação do hospital com as lideranças comunitárias permitiu um processo educativo a respeito do perfil para o qual a atenção de urgência e emergência deveria se destinar, porque eram eles que disseminavam a informação nas suas respectivas comunidades, num trabalho conjunto”, explica a Dra. Cyntia Maria Lins Sant’Ana de Lima, gerente de Qualidade e Segurança no Hospital do Subúrbio e avaliadora do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

De acordo com ela, o Hospital passou a receber uma quantidade menor de pacientes com menor gravidade, complexidade ou risco, pois já existe o entendimento sobre como buscar esse atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e na Rede Básica de Saúde. Em contrapartida, o Hospital conseguiu aumentar, ao longo dos anos, o atendimento aos pacientes classificados com grau amarelo (urgência moderada) e vermelho (emergência). Em 2011, esses pacientes representavam 22,7% dos atendimentos e, em 2022, passaram para 86,5%.

Com a redução no número de atendimentos, o trabalho desenvolvido no Hospital do Subúrbio também possibilitou uma assistência mais qualificada ao usuário por parte de toda a equipe de saúde, agregando valor ao cuidado. Vale ressaltar, ainda, que a ação fortaleceu o papel das lideranças na própria comunidade e no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando sua efetiva participação social.

O HS é um hospital geral público, de gestão privada, que atende pacientes adultos e pediátricos. É a primeira unidade hospitalar pública do Brasil a funcionar por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

O trabalho realizado pelo Hospital do Subúrbio é tema do artigo “Parceria estratégica com lideranças comunitárias para adequação do perfil de atendimento em um serviço de urgência”, publicado na nova edição da revista Science, do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

O texto mostra como a inserção da comunidade e o compartilhamento de informações favorecem a qualidade da assistência da população, com adequação dos serviços prestados. A autoria do artigo é dividida entre quatro profissionais de saúde que atuam no Hospital do Subúrbio: Cyntia Maria Lins Sant’Ana de Lima, Isa Menezes Lyra, Rafaela Nascimento Ribeiro e Rogério Luís Palmeira da Silva.

Revista Science

Publicada trimestralmente, a Revista Science completa o acervo de produtos do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), com artigos e estudos sobre gestão e inovação nas organizações de saúde. Todos os conteúdos podem ser acessados e baixados gratuitamente.

Com atuação marcada pelo pioneirismo, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) está há 25 anos no mercado de acreditação e de gestão da qualidade na área da saúde. Participou da construção e foi a primeira instituição acreditadora na implantação do método da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2022, vem atuando em busca de novos mercados, com o objetivo de levar as suas certificações ONA e por distinção para todo o território nacional e para outros países, consolidando a imagem de referência em qualidade e inovação.

O IQG possui, ainda, o IQGON, uma plataforma que reúne um grande acervo de conteúdo em gestão para ensino a distância, que combina técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem. Seus programas de formação de avaliadores, auditores internos e gestores clínicos já formaram mais de 85 mil profissionais de todo o Brasil.

SP 03/2023