INSTITUTO QUALISA DE GESTÃO APRESENTA ESTUDO SOBRE A SAÚDE MENTAL DA ENFERMAGEM EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Estudo com análise das dimensões de burnout em enfermeiros de hospitais brasileiros mostra cenário preocupante para essa categoria profissional

Um estudo do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), desenvolvido a partir de entrevistas com 1.111 enfermeiros, mostra a dimensão da síndrome de burnout entre os profissionais da área. Do total, 79,03% deles disseram ter baixa realização profissional; 20,57% apresentaram exaustão emocional; enquanto 24,13% manifestaram despersonalização, que é o distúrbio mental que gera sentimento de desconexão entre o corpo e os pensamentos.

Diante da relevância do cenário evidenciado, o estudo do IQG recebeu elogios dos revisores e foi aceito para ser apresentado durante um dos mais importantes eventos internacionais na área da qualidade, a 39ª Conferência Internacional da ISQua (Sociedade Internacional de Qualidade em Saúde), que ocorrerá em Seul, na Coreia, entre 27 a 30 de agosto.

A pesquisa foi feita em seis hospitais brasileiros, entre privados e públicos, que possuem Certificação por Distinção do Serviço de Enfermagem, conferido pelo IQG, nos estados de Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O objetivo foi mostrar o quanto as condições de trabalho nos serviços de saúde impactam diretamente no desempenho desses colaboradores, em especial a sobrecarga de trabalho, que é muito presente no dia a dia de quem atua nesse setor.

O método utilizado para a entrevista foi o Maslach Burnout Inventory (MBI), um dos instrumentos mais conhecidos para estudar a síndrome de burnout, que avalia como o profissional vivencia seu trabalho a partir de três dimensões conceituais: exaustão emocional, realização profissional e despersonalização.

“Existe uma preocupação cada dia maior com o adoecimento mental desses trabalhadores, por isso a necessidade de mudanças importantes no ambiente de trabalho”, destaca a CEO do IQG, Mara Machado. De acordo com ela, o reconhecimento, o desenvolvimento profissional e a compreensão do protagonismo da enfermagem são medidas essenciais.

Atendimento de urgência e emergência são os mais desafiadores

O estudo do IQG apontou, ainda, que profissionais entre 1 e 3 anos de formação são os mais impactados: 19,56% deles indicaram exaustão emocional, 23,14% despersonalização e 74,66% baixa realização profissional.

Outro dado importante diz respeito à área de trabalho que se apresenta mais desafiadora, que é o atendimento de urgência e emergência: 24,83% dos que atuam nesse setor dizem ter exaustão emocional, enquanto 30,16% possuem despersonalização e 81,44% possuem baixa realização profissional.

Em relação ao cargo, na dimensão de exaustão emocional, 20% são administrativos, 17,77% da área assistencial e 18,42% atuam em gestão; na dimensão de despersonalização, 17,78% são administrativos e 18,20% são assistenciais; na dimensão da baixa realização profissional, 93,33% dos profissionais administrativos e 69,52% são assistenciais.

Os profissionais que atuam na área administrativa e na terapia intensiva pediátrica/neonatal dizem possuir baixa realização profissional: 85,33% e 90%, respectivamente. Além disso, a pesquisa mostrou que ter mais do que um vínculo de trabalho demonstra alto risco de exaustão emocional (18,91%) e despersonalização (21,53%) para os enfermeiros.

Com atuação marcada pelo pioneirismo, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) está há 25 anos no mercado de acreditação e de gestão da qualidade na área da saúde. Participou da construção e foi a primeira instituição acreditadora na implantação do método da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Desde 2022 vem atuando em busca de novos mercados, com o objetivo de levar as suas certificações ONA e por distinção para todo o território nacional e para outros países, consolidando a imagem de referência em qualidade e inovação.

O IQG possui o IQGON, uma plataforma que reúne um grande acervo de conteúdo em gestão para ensino a distância, que combina técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem. Seus programas de formação de avaliadores, auditores internos e gestores clínicos já formaram mais de 85 mil profissionais de todo o Brasil.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Oboé Comunicação Corporativa

Contatos: imprensa@iqg.com.br