JORNADA DE TRATAMENTO DO PACIENTE COM CÂNCER PRECISA SER MAIS EMPÁTICA E INCLUIR TODOS OS ENVOLVIDOS

Modelo de gestão de um grupo de clínicas oncológicas do Vale do Paraíba envolve ações além dos procedimentos terapêuticos

Oferecer uma série de cuidados, informações e serviços que vão muito além do simples tratamento do câncer é o principal objetivo do projeto C.A.R.I.N.H.O, um modelo de gestão implantado nas clínicas oncológicas COE, que atendem pacientes na região do Vale do Paraíba.

Desenvolvido pelo médico Celso Abrahão, fundador e diretor do grupo, o modelo segue, em todas as etapas do cuidado com o paciente, sete valores considerados fundamentais: Competência, Agilidade, Respeito, Informação, Notabilidade, Harmonia e Otimização.

De acordo com o Dr. Celso, o câncer “não é um problema apenas do paciente, mas também da família, das equipes assistenciais e administrativas, das instituições de saúde e das fontes pagadoras, como os planos de saúde e o SUS. E não é o único problema do paciente, porque modifica, juntamente com o tratamento, a vida das pessoas”.

Para ele, é preciso haver mais empatia na jornada de tratamento, para que o paciente e seus familiares, independente do desfecho clínico ser positivo ou negativo, tenham uma boa experiência.

Como exemplo, ele cita a mudança de perfil das pacientes com câncer de mama. Há 25 anos, a maioria tinha mais de 60 anos, ia ao tratamento acompanhada de filhos de mais de 30 anos. Hoje, é cada vez mais frequente receber mulheres de 30 a 35 anos que possuem filhos menores de 10 anos, exigindo uma atenção diferenciada. É preciso incluir essas crianças e garantir que também passem esse momento com mais tranquilidade. Isso pode ser feito, por exemplo, com o serviço de psicologia que possa acompanhar esse processo, explicando sobre o diagnóstico, o tratamento, os efeitos colaterais, entre outras medidas.

Problema coletivo

O modelo de gestão C.A.R.I.N.H.O é detalhado no artigo “A experiência do paciente no tratamento oncológico como diferencial competitivo na cultura organizacional”, de autoria do Dr. Celso e publicado na nova edição da Revista Science, do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O texto ressalta a importância de sensibilizar todos os colaboradores e stakeholders sobre o câncer ser um problema coletivo, para que a jornada de tratamento seja construída com a conscientização e o engajamento de todos.

“Além de minuciosas linhas de cuidado, de acordo com cada patologia, é necessário ter investimento em ferramentas tecnológicas e constantes treinamentos da equipe assistencial e administrativa”, finaliza Dr. Celso.

Revista Science

Publicada trimestralmente, a revista Science completa o acervo de produtos do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), com artigos e estudos sobre gestão e inovação no ambiente hospitalar. Todos os conteúdos podem ser acessados e baixados gratuitamente.

Sobre o Instituto Qualisa de Gestão (IQG)

Com atuação marcada pelo pioneirismo, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) está há 25 anos no mercado de acreditação e de gestão da qualidade na área da saúde. Participou da construção e foi a primeira instituição acreditadora na implantação do método da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2022, vem atuando em busca de novos mercados, com o objetivo de levar as suas certificações ONA e por distinção para todo o território nacional e para outros países, consolidando a imagem de referência em qualidade e inovação.

O IQG possui, ainda, o IQGON, uma plataforma que reúne um grande acervo de conteúdo em gestão para ensino a distância, que combina técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem. Seus programas de formação de avaliadores, auditores internos e gestores clínicos já formaram mais de 85 mil profissionais de todo o Brasil.

SP 03/2023

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