NOVA METODOLOGIA ATUALIZOU A GESTÃO DO HOSPITAL DE OLHOS DE PERNAMBUCO

Um estudo do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE) apresenta os benefícios da implantação da Metodologia Ágil na gestão do Hospital. Intitulado “O desafio da implantação da Metodologia Ágil em uma instituição de saúde: mudança e superação das pessoas” o trabalho é assinado por quatro especialistas do HOPE: Bernardo Menelau Cavalcanti, oftalmologista; Cyntia Melo Silva Santiago, diretora executiva; Vasco Torres Fernandes Bravo Filho, diretor médico assistencial; e Ronald Fonseca Cavalcanti, ex-diretor.

Para Cyntia Santiago, diretora executiva do HOPE, a aplicação da Metodologia Ágil gerou nova postura estratégica para o Hospital. “É um modelo de gestão que coloca as pessoas e suas relações como protagonistas, acima de ferramentas e processos. Isso impulsionou uma mudança no mindset e na forma como a empresa se portava diante de novas ideias e de erros construtivos, exaltando as tentativas e sem permitir que a segurança do paciente e a integridade da atividade médica fossem afetados.”

O trabalho realizado pela equipe do HOPE aponta a importância de priorizar pessoas e suas relações, com respeito à pluralidade de visões. “Essa atitude proporciona resultados benéficos ao negócio, ao investir na lógica de macroprocessos que permitam maior autonomia e modelo proativo. Nesse sistema, também é necessária a abertura à experimentação e desmistificação de falhas administrativas e erros construtivos, sem permitir que estes afetem a segurança do paciente e a integridade da atividade médica”, explica Fabrício Cirino, editor científico da revista Science, onde o estudo foi publicado.

Segundo ele, a combinação de princípios do hospital com métodos ágeis resultou na equipe estrategicamente engajada e com sentimento de visibilidade, levando a empresa a se mover com mais eficiência. “A instituição utilizou ferramentas desta metodologia para implementar mudanças no comportamento dos seus colaboradores. Aproveitando de um processo de acreditação e da fusão após serem adquiridos por outra instituição, este hospital colocou em prática uma nova forma de trabalhar, relatando a adaptação e impactos positivos que essa nova maneira de organizar o serviço trouxe para a sua rotina”, conclui Cirino.

O estudo realizado pelo Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE) foi publicado com exclusividade na última edição da Revista Science, uma iniciativa do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

Publicada trimestralmente, a Science completa o acervo de produtos do IQG, com artigos e estudos sobre gestão e inovação no ambiente hospitalar. Todos os conteúdos podem ser conferidos gratuitamente no link https://www.iqgon.com.br/revista-science

Sobre o Instituto Qualisa de Gestão (IQG)

Com atuação marcada pelo pioneirismo, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) está há 25 anos no mercado de acreditação e de gestão da qualidade na área da saúde. Participou da construção e foi a primeira instituição acreditadora na implantação do método da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2022, vem atuando em busca de novos mercados, com o objetivo de levar as suas certificações ONA e por distinção para todo o território nacional e para outros países, consolidando a imagem de referência em qualidade e inovação.

O IQG ainda possui o IQGON, uma plataforma que reúne um grande acervo de conteúdo em gestão para ensino a distância, que combina técnicas inovadoras de ensino e aprendizagem. Seus programas de formação de avaliadores, auditores internos e gestores clínicos já formaram mais de 85 mil profissionais de todo o Brasil.

[ voltar ]