PRAIA GRANDE AMPLIA EM 77% O NÚMERO DE ATENDIMENTOS, COM A DESCENTRALIZAÇÃO DA ENTREGA DE MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO

Medicamentos passaram a ser distribuídos também nas Unidades de Saúde da Família

Uma iniciativa pioneira no município de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, tem ampliado o acesso da população a medicamentos de alto custo, a partir da implantação de polos de distribuição descentralizados. Desde a sua criação, em 2016, até o ano passado, o programa alcançou um crescimento de aproximadamente 77% no número de atendimentos, passando de 33.092 registros para 58.567.  Os números demonstram um crescimento anual médio de 10,1%.

Antes do programa, os medicamentos de alto custo eram distribuídos apenas na cidade de Santos, dificultando o acesso de quem mora em outras regiões da Baixada Santista. Com a criação dos polos descentralizados de dispensação de medicamentos em Praia Grande, os remédios passaram a ser entregues, também, nas 30 Unidades de Saúde da Família (USAFAs) espalhadas pelos bairros.

Praia Grande tem 147,1 quilômetros quadrados de área e, portanto, a distância da residência dos usuários para esse polo de dispensação em Santos era, em muitos casos, barreira geográfica e econômica, uma vez que é necessário utilizar meios de transporte para chegar ao local. “Para parte da população, essas barreiras tornam os serviços de saúde completamente inacessíveis”, destaca o diretor do Departamento de Administração na Secretaria de Saúde Pública da Prefeitura de Praia Grande, Valmir Perez Junior.

“Os munícipes eram obrigados a se deslocar por mais de uma dezena de quilômetros até o município de Santos para obter esses medicamentos e, em muitas vezes, não conseguiam o acesso pela falta de algum documento ou exame. Desta forma, tinham que retornar a sua cidade para providenciar essa documentação”, explica a diretora da Divisão de Assistência Farmacêutica na Secretaria de Saúde Pública da Prefeitura de Praia Grande, Érica Cristina Augusto Zulli Leitão. Ela conta, ainda, que a pessoa precisava dispor de tempo e, muitas vezes, significava faltar ao trabalho para ir até a outra cidade retirar o medicamento.

Os farmacêuticos Valmir e Érica relatam essa iniciativa da Secretaria de Saúde Pública da Prefeitura de Praia Grande no artigo “Descentralização da dispensação dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica como estratégia para superar barreiras de acesso”, publicado na nova edição da revista Science, do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).

A revista traz outros estudos e artigos que mostram diferentes abordagens a respeito do tema “Otimização da gestão da cadeia medicamentosa – Robustez e flexibilidade sustentadas por intervenções exitosas”.  Todos os conteúdos podem ser acessados e baixados gratuitamente no link: https://www.revistascience.com/.

SP 07/2023

Saúde Pública da Prefeitura de Praia Grande

[ voltar ]